Nesta vida, Susana Verri Campos, filha única adotiva de pais surdos, vivi parte da minha vida na casa de meus avós descendentes de italianos e isto diz muito sobre mim porque eu amo estar com pessoas, agitar festas, encontros, organizar eventos. Sou libriana com ascendente em áries e Terra Lunar Vermelha pelo Sincronário da Paz.

Sou aprendiz autodirigida, mulher; e mãe unschooler desde 2015, tenho dois filhes e vivemos a desescolarização há 7 anos. Tenho uma filha que se identifica como trans de 17 anos e um filho de 19 anos e vivo um relacionamento com o Natan há 21 anos.

Sou uma pessoa que vive a autodireção (mesmo sem saber) desde a mais tenra idade, desde pequena fui muito questionadora da escolarização, da compulsoriedade e da maneira como as coisas são no mundo, pra mim sempre foi muito difícil me encaixar nas normas e padrões sociais, sou a típica ovelha negra da família ou rebelde sem causa como muitos dizem.

Aos 18 anos tranquei a faculdade de dança em São Paulo para me casar e ir morar no meio do mato, num Vale encantado onde vivo até hoje que se chama Vale do Gamarra em Minas Gerais. Aqui construímos a nossa casa, criamos nossas crianças e recentemente construímos um ALC (centro de aprendizagem ágil e autodirigida na natureza), um sonho realizado!

Tive dois filhes lindes e só depois de me tornar mãe aos 23 anos, voltei estudar e fui picada pelo bichinho Educação que se tornou minha grande paixão e propósito de vida desde então.

Trabalho e pesquisa Aprendizagem e Desenvolvimento Humano há 17 anos.

No currículo formal fui Professora de Educação Básica por 10 anos na rede pública e trabalhei a maior parte do tempo em escolas rurais tendo atuado em diferentes cargos, inclusive diretora; Especialista em Psicopedagogia Institucional e Clínica, tive minha clínica por 2 anos; Especialista em Educação Ambiental, atuando na conscientização sobre as questões ambientais e conexão com a natureza, associações comunitárias e educativas.

No currículo informal tenho prática em dança e artes do corpo, sou produtora rural, empreendedora, cocriadora de comunidades de aprendizagem autodirigidas, mentora, facilitadora de grupos e tantas outras coisas que gosto de pesquisar e aprender que vão fazendo parte do meu repertório como danças circulares, dinâmicas, jogos, amo estar em roda e das vivências em roda e em comunidade tenho muito para compartilhar.

Atuo nos movimentos de unschooling, aprendizagem ágil e aprendizagem autodirigida no Brasil e na rede global e desenvolvi minha própria pesquisa autodirigida, completamente única aqui no Brasil.

Trabalho com crianças e jovens escolarizados e desescolarizados há dezessete anos. Sou completamente apaixonada por aprender e muito curiosa pelas pessoas e pela vida. Amo as crianças e as respeito como mestras da vida. Pesquiso novas tecnologias sociais e de aprendizagem, novas economias e novos paradigmas para a sociedade.

Estudo profundamente questões que envolvem a Neurodiversidade; questões de gênero e identidade e como podemos tratar sobre isto com as crianças e suas famílias; colonização, padronização, institucionalização e desigualdade social e como isso acontece de forma velada na Educação; abusos de todos os tipos e como podemos defender as crianças para que tenham uma infância livre de abusos.

Presto mentorias para famílias que querem conhecer mais sobre a Desescolarização, Educação Autodirigida e Aprendizagem Ágil (ALC) e encontrar maneiras de praticá-las.

Presto mentorias também para grupos e comunidades de aprendizagem em formação/transição.

Fundei o ALC Nature, um centro de aprendizagem ágil e autodirigida, o único em atuação no Brasil voltado para crianças, que possui uma Associação e uma comunidade de aprendizagem permanente reunindo-se de forma online, além do espaço físico na floresta que citei anteriormente e que está aberto para receber pessoas e cocriar Imersões.

Como facilitadora ofereço jornadas de aprendizagem e Imersões presenciais na natureza que proporcionam transformações profundas na maneira de aprender e se relacionar com as pessoas, trabalho com a tradução de materiais da rede global ALC e ASDE para o português e na produção e compartilhamento dos materiais e ações do ALC Nature para que este conhecimento possa chegar a cada vez mais pessoas.

Amo bichinhos e posso passar horas falando sobre eles e trocando vídeos com as pessoas sobre as fofuras que eles fazem. Atualmente tenho um cachorro e um gato que são parte da família. Também amo as plantas e as flores, mas não sou a pessoa que planta, apenas admiro. Recentemente comecei a plantar suculentas pra não dizer que não planto nada.

Como prática espiritual, fui educada em uma família católica e estudei em colégio de freiras até meus 17 anos, depois conheci o Santo Daime da qual fui praticante por 20 anos, atualmente encontrei a minha própria espiritualidade o que tenho chamado de autodireção espiritual, acredito que a vida é muito mais do que este plano material e que estamos passando por uma profunda mudança da Terra e somos parte dessa mudança. Me conecto com vários seres espirituais, acolho e emano sempre a luz e o amor sem distinção. Aprendi a gostar de meditar, estudo Yoga, Sincronário da Paz, gosto de ouvir médiuns falando, amo a natureza e suas entidades e confio muito nas medicinas da floresta, também acredito que não precisamos de gurus e nem de líderes espirituais que praticam uma espiritualidade escolarizada. O melhor mestre é aquele que um dia se torna "desnecessário", que mostra o caminho para o aprendiz caminhar sozinhe.

Su Verri

Su Verri

Mentoria em Educação Autodirigida; Facilitadora Ágil (ALF); Comunidade de Aprendizagem Autodirigida; Desescolarização/Unschooling;Fundadora do ALC Nature