Su Verri
5 min readNov 9, 2018

O início de uma nova jornada — Um Percurso com Adolescentes em Livre Aprender

Embarcar em uma jornada de Livre Aprendizagem ou Aprendizagem Auto Dirigida é uma grande aventura, eu nunca saltei de bungee jump, nem de pára quedas, o máximo que me arrisquei foi naquele elevador de queda livre dos parques de diversão, mas imagino que a sensação deve ser semelhante, muitas vezes aumentada. Em muitos momentos sentimos aquele frio na barriga, aquela sensação de estar caindo em queda livre sem saber direito a hora que o elástico vai esticar para nos suspender ou que horas que o pára quedas irá se abrir.

Desde quando conheci a Psicopedagogia comecei a me encantar mais profundamente pela Aprendizagem Humana, mas aos poucos fui me aprofundando por caminhos informais, ou seja, caminhos que estão fora das Universidades, das Escolas, caminhos de pessoas que vivem a Educação e não apenas falam sobre ela. Eu tive uma formação em Educação, bem tradicional, escolarizada e escolarizante, portanto chegar à essa reflexão e principalmente a esse entendimento vivencial, aplicado em minha vida, sobre o que é a Aprendizagem Auto Dirigida, ou o que é um Percurso de Doutorado Informal, ou quais são os parâmetros que norteiam um percurso de Aprendizagem Livre, foi um longo Percurso em muitos momentos bastante penoso.

Eu não quero que esse percurso seja penoso para outras pessoas, não acredito que é preciso dor para aprender… Em muitos casos a dor é necessária e faz parte, mas acreditem, não precisa ser assim! Fomos condicionados a esse viver penoso, sofrido, em que desconfiamos uns dos outros, temos medo do nosso semelhante, vivemos sob pressão, preocupadas e preocupados com o que os outros vão pensar de nós, ou tentando atender a prazos e demandas de nossos superiores, em relações desiguais, arbitrárias e opressoras…

Vivemos um Paradigma de Aprendizagem que está relacionado ao erro X punição, acerto X recompensa, porque aos poucos, no decorrer da história e das práticas da Humanidade, a aprendizagem foi ficando totalmente aprisionada, junto a Liberdade, a Autonomia, a Inteligência e tantas outras capacidades inerentes ao Ser Humano, foi se aprisionando ao Paradigma da Escola, da Escolarização. Esse Paradigma de um mundo Escolarizado não se restringe ao campo da Escola, esse Paradigma propõe o modelo social vigente, que tem demonstrado não ser nem um pouco equilibrado e totalmente em Desconexão Natural. A Humanidade caminha inclusive em direção à sua própria ruína e muitos ainda nem sequer perceberam…

Por outro lado, existe uma Revolução silenciosa acontecendo. O surgimento de pessoas plenamente potentes, criativas, inovadoras e transformadoras que cada vez mais vão surgindo pelo mundo e se conectando para compreender e viver essa transformação social. Pessoas que conseguem perceber o quanto estamos presos à velhas práticas, a modelos obsoletos e que ousam fazer diferente, investigar em outras áreas, em outras esferas da compreensão sobre a própria Humanidade.

Para romper com esse Paradigma limitante, que impede o Ser Humano de desenvolver plenamente as suas capacidades é preciso passar por um período de desintoxicação, de esvaziamento. É preciso esse instante de queda livre, de frio na barriga, de transformação, talvez algumas noites mal dormidas tentando desvendar alguns mistérios, momentos de insegurança, dúvidas, solidão.

O meu processo foi muito solitário e doloroso, mas recentemente descobri que não precisa ser assim. Existem maneiras de conduzir a Aprendizagem Livre com outras pessoas, basta nos conectarmos a elas. Mas para apoiar outras pessoas em seus processos de Auto Aprendizagem é preciso que se tenha compreendido em si alguma parte desse processo. Logicamente o autoconhecimento e as capacidades de realização de um Ser Humano Pleno são infinitas e intermináveis ao longo da vida. Porém, estamos muito enraizados em padrões, princípios, hábitos e comportamentos que moldam inclusive o nosso pensar.

Então essa desintoxicação inicial é necessária e indispensável, em alguns momentos precisamos ser radicais em nossas escolhas, em nossas decisões e posicionamentos. A dualidade é uma etapa do percurso, porém aos poucos vamos percebendo que ainda há algo além, o Novo Paradigma que se apresenta para esse ir além é a integralidade. Nós somos seres altamente complexos e estruturados para realizar feitos e transformar as nossas realidades como bem entendermos. Por que então, muitas vezes a Humanidade encontra-se presa em situações destrutivas e em relacionamentos doentes?

Se olharmos com franqueza para dentro de nós mesmos, saberemos algumas respostas, muitas pessoas estão procurando fora de si, algo que só pode ser encontrado dentro delas. Mas como aprender a ouvir essa voz interior e saber por onde ir?

Isso é objeto de estudo dessa Nova Educação que propõe uma reflexão sobre o Ser Uno, Integrado ao Cosmos, à Natureza e a todos os seres. Uma forma de se compreender a aprendizagem que propõe a nós, Seres Humanos, a olhar para dentro, a buscar a plenitude, a satisfação, a alegria e a capacidade que todos nós temos, cada um à sua maneira. Uma forma de compreender a Aprendizagem e o Desenvolvimento Humano que contempla a Conexão Natural, com a natureza, consigo mesmo e com as outras pessoas, de forma colaborativa, harmoniosa, confiante e que gera abundância e saúde na vida de todos.

Eu tenho dois filhos adolescentes e vivemos há três anos nesse processo totalmente “desinstitucionalizado”, ou seja, sem matrícula em nenhuma instituição de Ensino e nesse período estivemos pesquisando em áreas totalmente novas da prática em Educação e Aprendizagem Livre, Libertadora, em relação à escolha dos conteúdos, métodos, tempos, espaços, capacidades a serem desenvolvidas e objetivos do nosso percurso. Após essa pequena trajetória que já percorremos, queremos convidar outros adolescentes e seus pais para embarcarem com a gente nessa jornada de auto conhecimento, auto aprendizagem, auto educação e compartilharem de forma coletiva algumas experiências de Aprendizagem sob esses Novos Paradigmas.

Grupo de Adolescentes:

Estamos formando um grupo online para adolescentes e seus pais em processo de Desescolarização, lidando com as demandas de uma nova realidade a ser construída a partir da perspectiva da Aprendizagem Livre; Aprendizagem Auto-Dirigida; Unschooling; Homeschooling; co criação de Comunidades de Aprendizagem.

É UMA COMUNIDADE DE APRENDIZAGEM ONLINE VOLTADA PARA ATENDER AS DEMANDAS DOS ADOLESCENTES EM PROCESSO DE DESESCOLARIZAÇÃO E TAMBÉM OS SEUS PAIS, VOLTADA PARA UM APOIO NOS PROCESSOS DE DESCOBERTA DA AUTO APRENDIZAGEM.

Estamos nos encontrando online semanalmente e teremos Encontros presenciais 1x por mês em São Paulo. Maiores informações acesse o documento explicativo e preencha a ficha de inscrição. As vagas para o trimestre: Novembro/Dezembro e Janeiro ficarão abertas até 26/11 apenas.

Estou dedicando bastante energia para a realização deste projeto e não estou sozinha, a rede de pessoas que tem se envolvido com a proposta e que podem agregar ao projeto está muito rica e diversificada, me sinto honrada por ter pessoas tão incríveis ao meu redor.

O foco do grupo é apoiar a jornada dos jovens adolescentes e seus pais sob diferentes perspectivas, portanto também estamos em busca de parceiros que possam agregar conhecimentos para enriquecer os conteúdos e temas que forem surgindo das necessidades de aprendizagem coletivas.

Caso você tenha um amigo ou conhecido que possa se interessar por esse projeto, faça a gentileza de compartilhar… Agradeço demais por ter você aqui!

Um grande beijo!

Su Verri

Assisti a essa palestra recentemente e acredito que ela pode agregar alguns conhecimentos a quem deseja continuar a explorar…

Su Verri

Mentoria em Educação Autodirigida; Facilitadora Ágil (ALF); Comunidade de Aprendizagem Autodirigida; Desescolarização/Unschooling;Fundadora do ALC Nature